sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Psicologia


É a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)". O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante (veja também etologia).
A psicologia científica, tratada neste artigo, não deve confundir-se com a psicologia do senso comum ou psicologia popular que é o conjunto de ideias, crenças e convicções transmitido culturalmente e que cada indivíduo possui a respeito de como as pessoas funcionam, se comportam, sentem e pensam. A psicologia usa em parte o mesmo vocabulário, que adquire assim significados diversos de acordo com o contexto em que é usado. Assim, termos como "personalidade" ou "depressão" têm significados diferentes na linguagem científica e na linguagem vulgar. A própria palavra "psicologia" é muitas vezes usada na linguagem comum como sinônimo de psicoterapia e, como esta, é muitas vezes confundida com apsicanálise ou mesmo a análise do comportamento.
O termo parapsicologia, ligado ao vocábulo paranormal, não se refere a um conceito ou a uma disciplina da Psicologia; trata-se de um campo de estudo não reconhecido pela comunidade científica.

O que não usar numa entrevista:


- Pasta de elástico com seu currículo(aff, tenho visto muito isso, é breguíssimo). No lugar use uma maleta ou pasta-portfólio;

- Óculos de sol no alto da cabeça ou fones de ouvido no pescoço. Guarde qualquer aparelho que esteja usando;

- Roupas coloridas ou brilhantes. Roupas largas ou apertadas demais. Considere como um investimento pessoal comprar uma boa roupa para as entrevistas - e que seja do seu tamanho.

- Sapato inadequado > Nem pense em tênis, sandálias ou qualquer tipo de sapato aberto(por favor, né?!)

- Os sapatos devem estar engraxados, e em bom estado. Quer conforto? Troque os saltos por um par de sapatilhas. Porem evite as de plástico. Prefira as de couro.


- Não exagere na loção pós-barba, perfume ou colônia. Lembre-se de que há pessoas que têm alergia a determinados aromas - e o entrevistador pode ser uma delas. É melhor nem passar nada, use um desodorante sem perfume!

- Cuidado com roupa nova. Retire todas as etiquetas e lembre-se de cortar o alinhavo que mantém os bolsos do paletó fechados.

- Evite piercings e tatuagens visíveis;



- Roupa amassada ou suada. Se necessário, tenha à mão outra camisa para a ocasião.

Errado e Certo


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dicas de roupa adequada para uma secretaria!


Que a secretária deve estar sempre muito elegante e bem vestida, nós já sabemos, mas como colocar seu estilo e personalidade nas roupas adequadas para o ambiente profissional?
Uma das dificuldades encontradas por nós, secretárias executivas, diariamente, é o traje. Somos o cartão de visitas da empresa para qual trabalhamos. Por isso, uma boa aparência é fundamental.
Mas estar bem vestida profissionalmente e pessoalmente vai muito além disso… Estar bem vestida faz com que nos sintamos melhor. Quem não gosta de se sentir bonita e elegante?! Todo mundo gosta… Quando se está bem consigo mesma o trabalho parece fluir, pode confiar!
As vezes, por questões diversas, não é possível estar bem vestida. Pode ser o lado financeiro, falta de tempo ou até mesmo de motivação. Pessoas desmotivadas com a vida e com o trabalho, podem não ligar para o fato de estarem ou não bem apresentáveis. Costumam somente reclamar de tudo. Já é bem ao contrário de pessoas motivadas e felizes com o que fazem, que passam energias positivas e contagiam os demais.
Falta de tempo? Por favor, levante uns minutinhos mais cedo e capriche… vale a pena!
Agora, se o problema é financeiro, esse sim é um pouco mais difícil de resolver. Quando for investir em roupas e calçados, procure por peças básicas, das quais você pode usar com diversos looks. Peças chamativas e muito coloridas costumam ser difíceis de fazer combinações e com isso você acaba restrita a usar várias vezes a mesma roupa.
Seu estilo e sua personalidade muitas vezes estão presentes nos pequenos detalhes, como por exemplo, um acessório, uma bolsa, uma jóia ou então um lenço.
Cada empresa tem o seu DNA e exige determinado tipo de traje. É difícil dizer que determinado traje é o ideal. É preciso, acima de tudo, observar como é sua empresa e adequar-se a ela.
Traje formal: usado em ambientes mais convencionais, onde geralmente o masculino predomina. Aqui o ideal é um look mais sóbrio, com terninhos ou vestido mais casaco. Para dar um charme especial você pode adotar uma camisa diferente ou então um lenço no pescoço. Vale ressaltar que os acessórios devem seguir a mesma linha, discretos, bem desenhados e modernos. Cuidado para não colocar um terninho e um brinco ripe que não tem nada a ver com o estilo.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

13 Dicas de como se comportar ao telefone

1. Ao telefone: Dê toda a atenção à pessoa que ligou. Nada de mascar chicletes, comer ou fazer qualquer tipo de barulho. “A pessoa do outro lado linha pode achar que você não está lhe dando a devida atenção”, diz a consultora Adriana Gomes, do Grupo Catho.
2. Jamais chame o cliente de querido, amor, meu bem, benzinho.
3. Ao falar ao telefone, você é julgado pela dicção, capacidade de articular pensamentos e por tratar os outros com cortesia ou não. A voz deve ser alegre, clara, calorosa e em bom-tom – nem alta nem baixa demais.
4. Ao atender telefonemas alheios, anote o recado. Escreva o nome da pessoa que ligou, o número do telefone, o assunto e a hora. Com letra legível, é claro.
5. Evite, ao máximo, atender o telefone durante uma reunião – a não ser que a ligação seja extremamente importante. Isso também vale para celulares, que devem ser desligados antes do encontro começar.
6. Não faça ligações pessoais demoradas, principalmente se for namorar.
7. Nem pense em brigar com filhos ou outros parentes pelo telefone.
8 Retorne as ligações, mesmo que você não conheça quem deixou recado.
9. Se estiver ocupado, não tenha medo de interromper a conversa. Diga que não pode falar e que ligará em seguida. Não se esqueça de retornar a ligação.
10. Todos estão sujeitos a ter de atender a um telefonema com alguém ao lado. Quando for inevitável, procure fazer com discrição. Nada de gestos, caretas ou comentários tapando o bocal. Pega mal. Quem ouve a conversa deve, literalmente, ficar surdo e, depois, mudo.
11. Jamais deixe alguém esperando na linha. Melhor dizer que está ocupado e que retornará a ligação depois.
12. Se a linha cair, a responsabilidade de ligar novamente é de quem telefonou.
13. Ao deixar recado na secretária eletrônica, faça isso de modo claro e objetivo, dizendo o seu nome, o assunto, o seu número de telefone. 

Comportamento


Dia do Pisicólogo

É comum ouvir no dia a dia frases do tipo: Está pirando procura um psicólogo. Porém, um profissional de psicologia vai muito além do que conhecemos. Ele geralmente é responsável por aplicar terapias comportamentais e ajudar nas dificuldades que o indivíduo encontra no seu dia a dia. Ele está sempre apto a oferecer algum tipo de ajuda e principalmente pronto para ouvir de forma ética tudo aquilo que não temos coragem para compartilhar com mais ninguém.

O dia do Psicólogo é comemorado no dia 27 de agosto, por isso não deixe passar em branco, aproveite para parabenizar o seu terapeuta, seja com um belo cartão ou através de uma mensagem moderna em sua rede social.

mensagem psicologo Frases e mensagens para o dia do psicólogo


Psicologia Comportamental