terça-feira, 11 de setembro de 2012

13 Dicas de como se comportar ao telefone

1. Ao telefone: Dê toda a atenção à pessoa que ligou. Nada de mascar chicletes, comer ou fazer qualquer tipo de barulho. “A pessoa do outro lado linha pode achar que você não está lhe dando a devida atenção”, diz a consultora Adriana Gomes, do Grupo Catho.
2. Jamais chame o cliente de querido, amor, meu bem, benzinho.
3. Ao falar ao telefone, você é julgado pela dicção, capacidade de articular pensamentos e por tratar os outros com cortesia ou não. A voz deve ser alegre, clara, calorosa e em bom-tom – nem alta nem baixa demais.
4. Ao atender telefonemas alheios, anote o recado. Escreva o nome da pessoa que ligou, o número do telefone, o assunto e a hora. Com letra legível, é claro.
5. Evite, ao máximo, atender o telefone durante uma reunião – a não ser que a ligação seja extremamente importante. Isso também vale para celulares, que devem ser desligados antes do encontro começar.
6. Não faça ligações pessoais demoradas, principalmente se for namorar.
7. Nem pense em brigar com filhos ou outros parentes pelo telefone.
8 Retorne as ligações, mesmo que você não conheça quem deixou recado.
9. Se estiver ocupado, não tenha medo de interromper a conversa. Diga que não pode falar e que ligará em seguida. Não se esqueça de retornar a ligação.
10. Todos estão sujeitos a ter de atender a um telefonema com alguém ao lado. Quando for inevitável, procure fazer com discrição. Nada de gestos, caretas ou comentários tapando o bocal. Pega mal. Quem ouve a conversa deve, literalmente, ficar surdo e, depois, mudo.
11. Jamais deixe alguém esperando na linha. Melhor dizer que está ocupado e que retornará a ligação depois.
12. Se a linha cair, a responsabilidade de ligar novamente é de quem telefonou.
13. Ao deixar recado na secretária eletrônica, faça isso de modo claro e objetivo, dizendo o seu nome, o assunto, o seu número de telefone. 

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