13 Dicas de como se comportar ao telefone
1. Ao
telefone: Dê toda a atenção à pessoa que ligou. Nada de mascar
chicletes, comer ou fazer qualquer tipo de barulho. “A pessoa do outro
lado linha pode achar que você não está lhe dando a devida atenção”, diz
a consultora Adriana Gomes, do Grupo Catho.
2. Jamais chame o cliente de querido, amor, meu bem, benzinho.
3. Ao
falar ao telefone, você é julgado pela dicção, capacidade de articular
pensamentos e por tratar os outros com cortesia ou não. A voz deve ser
alegre, clara, calorosa e em bom-tom – nem alta nem baixa demais.
4. Ao
atender telefonemas alheios, anote o recado. Escreva o nome da pessoa
que ligou, o número do telefone, o assunto e a hora. Com letra legível, é
claro.
5.
Evite, ao máximo, atender o telefone durante uma reunião – a não ser que
a ligação seja extremamente importante. Isso também vale para
celulares, que devem ser desligados antes do encontro começar.
6. Não faça ligações pessoais demoradas, principalmente se for namorar.
7. Nem pense em brigar com filhos ou outros parentes pelo telefone.
8 Retorne as ligações, mesmo que você não conheça quem deixou recado.
9. Se
estiver ocupado, não tenha medo de interromper a conversa. Diga que não
pode falar e que ligará em seguida. Não se esqueça de retornar a
ligação.
10.
Todos estão sujeitos a ter de atender a um telefonema com alguém ao
lado. Quando for inevitável, procure fazer com discrição. Nada de
gestos, caretas ou comentários tapando o bocal. Pega mal. Quem ouve a
conversa deve, literalmente, ficar surdo e, depois, mudo.
11. Jamais deixe alguém esperando na linha. Melhor dizer que está ocupado e que retornará a ligação depois.
12. Se a linha cair, a responsabilidade de ligar novamente é de quem telefonou.
13. Ao
deixar recado na secretária eletrônica, faça isso de modo claro e
objetivo, dizendo o seu nome, o assunto, o seu número de telefone.
Boas dicas, para quem quer ser uma ótima secretaria!!!
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