segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Inteligência Emocional

Até pouco tempo atrás o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman, PhD, com seu livro "Inteligência Emocional" retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria da situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
O que é Inteligência Emocional?

A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor)

Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:

      1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
      2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
      3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
      4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
      5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.

As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal.

Inteligência Inter-Pessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.

      1. Organização de Grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança, a cooperação espontânea.
      2. Negociação de Soluções: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
      3. Empatia - Sintonia Pessoal: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canalizá-los ao interesse comum.
      4. Sensibilidade Social: é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

Inteligência Intra-Pessoal: é a mesma habilidade, só que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva. 
(Textos retirados do site: http://www.din.uem.br/ia/emocional/)

Desenvolver a inteligência emocional hoje em dia é muito importante para o bom desenvolvimento profissional. As empresas buscam da vez mais profissionais que tenha este equilíbrio, que saibam trabalhar em equipe e que estejam sempre motivados. Buscar desenvolver a inteligência emocional nos dias de hoje é uma necessidade. 
Mas como desenvolver? A bíblia pode nos ajudar a responder  mais esta questão, pois é uma fonte de aprendizado para a vida. Nela podemos encontrar resposta de como desenvolver esse equilíbrio emocional. Para mim, falar em inteligência emocional está diretamente relacionado com a bíblia nos diz em Gálatas 5. 22:

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."

A comunhão com Deus a observância de Sua lei e o temor ao Senhor são coisas que nos levam a desenvolver o fruto do Espírito Santo. Que fazendo um paralelo com nossa vida cotidiana é o que os estudiosos e pscicólogos chamam de inteligência emocional. Aquele que tem o fruto do Espírito Santo bem desenvolvido, certamente apresentará características que denotam uma alta inteligência emocional.

Quer saber como anda sua inteligência emocional?
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